RemoteApp Linux – Rodar aplicação via RDP no linux

O protocolo RDP é um velho conhecido desde os dias de Windows NT 4.0 Terminal Server.Na verdade esse protocolo é uma variante do protocolo de terminal do ITU, o TSHARE que possibilita conexões remotas de boa performance em conexões lentas com recursos interessantes como redirecionamento de impressoras, unidades de disco, portas e muito mais.
Isso possibilitou o uso do RDP como um servidor de terminais gráficos na plataforma Windows, o Terminal Services/Server.
O linux também possui uma implementação para RDP usando o X server chamada XRDP, mas essa não foi tratada com todo o cuidado, sendo melhores alternativas o NX da Nomachine.
Como nosso assunto dessa coluna do blog é interoperabilidade, quem anda antenado nos features do Windows 2008 Server sabe que um novo recurso chamado RemoteApp, que é algo que o Citrix já fazia:executar somente uma aplicação e não o desktop todo via acesso remoto.
Esse feature é muito interessante pois sem ter que comprar o citrix você tem essa caracteristica e ainda mais uma outra somente encontrada neste último o TS Web Acces que permite rodar um aplicativo chamando-o via navegador.
Agora que já falamos um pouco das origens do RDP, do citrix e dos excelente recursos do Windows 2008 Server é hora de darmos uma chance ao sistema do pinguim.
Já faz algum tempo que é possivel rodar apenas aplicativos do Windows usando o rdesktop apartir da versão 1.5.
A empresa que criou o rdesktop, um cliente rdp para linux muito utilizado, a Cendio liberou um recurso partir da versão 1.5 chamado SeamlessRDP extendendo as capacidades do RDP via linux e liberando em GPL.
O que é possivel fazer então com esse pequeno notável?
Você pode ter seu aplicativo preferido rodando no linux como um outro qualquer somente exibindo o aplicativo, tal como o RemoteApp do 2008.
Uau! você dirá! porém calma ainda a coisa está evoluindo e agora com a versão 1.6 do rdesktop está mais estável.E eu preciso do terminal server ou algo do tipo? Não e sim.Não você não precisa do terminal server (RDP server) do windows e sim de um aplicativo chamado seamlessrdpshell.exe.
Que tal experimentar? Você vai precisar de um windows server 2003 (no 2008 precisa ser publicado o seamlessrdpshell.exe com parametros de linha de comandos habilitado) e de um linux.

No windows:
No site da Cêndio baixe o seamlessrdp (http://www.cendio.com/seamlessrdp/) aqui está o link direto: seamlessrdp.zipe coloque os arquivos na pasta desejada exemplo: c:\seamlessrdp.

No linux:
Baixe via sua distribuição ou através do site: http://www.rdesktop.org/#download. Aqui vai o link da versão 1.6:redesktop1.6.tar.gz

Agora abra um terminal shell e chame seu aplicativo da seguinte forma:
rdesktop -A -s “c:\seamlessrdp\seamlessrdpshell.exe notepad.exe”

Se não funcionar coloque o caminho absoluto para seu aplicativo:
rdesktop -A -s “c:\seamlessrdp\seamlessrdpshell.exe c:\windows\system32\notepad.exe”

Pronto seu aplicativo estará aberto no linux usando a API remota do windows via RDP.

PS:Em alguns testes com “aplicativos pesados” alguns problemas de performance e atualização da tela acontecem, mas não rodei o mesmo com o remoteapp do 2008 pra comparar.Evite abusos não há milagre.
E tenha certeza que seu servidor tem recursos para tal.

Abraços até a próxima!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: