Migração:Windows para Linux.

Devido a vários fatores econômicos, na visão dos empresários, qualquer corte de custos com TI na empresa é muito bem vindo, principalmente para pequenas empresas, além disso  temos a  insegurança virtual (virus, trojans, spywares,etc), que é um motivo de preocupação cada vez mais frequente principalmente pra quem tem dados sensiveis (informações bancárias, dados de clientes, vendas, negócios e outros).

Pensando em tudo isso, muitos CIO’s (Diretores de TI), gerentes de tecnologia e responsáveis pela decisão na área de TI, tem adotado cada vez mais soluções baseadas em software livre e Linux, que se mostra bem estável, com um bom retorno de investimento e com “quase” nula propensão a infecções.

Deixando claro que eu não quero ser tendencioso para enaltecer ou desmerecer nenhum sistema, sou um profissional de TI e como tal trabalho com multiplas plataformas e todas elas tem suas vantagens e desvantagens, álias o mundo é assim, por que seria diferente com produtos, softwares e pessoas. Posições ideológicas aqui não cabem, cada um segue aquilo que pensa ser o mais certo pra si e pra sua empresa, uma coisa é certa radicalismo e extremismos não levam a nada, então vamos falar de tecnologia que é o que importa.

Pra quem pensa em migrar ou está dentro de um processo de migração de Windows para Linux , traçar um plano de migração é muito importante, todos os pontos devem estar dentro deste plano, que deve ser apresentado a todos na empresa e em alguns casos deve-se utilizar linguagem mais simples para os não iniciados (quando se faz uma reunião ou apresentação pra diretoria por exemplo), enumerando os pontos fortes e as dificuldades.

Sem um plano destes a probabilidade de sucesso fica bem menor e assim que as coisas começarem a dar errado e  podem ser muitas, pois não houve preparação, vai com certeza sobrar pra você ou para o responsável e até pra toda equipe de TI.

Elabore isso (a migração) em um plano formal, digite e imprima, faça versões (tipo 0.5) e peça  a contribuição de todos, escolha algumas máquinas para teste (fisicas ou virtuais) e mãos a obra.

Começe por mapear as necessidades dos ususários, classifique eles, por categorias, setor ou cargo é primeiro ponto.

Mas atenção, não porque uma solução é livre ou grátis que significa ser melhor do que uma proprietária, a frase “Aqui não existem almoços grátis” pode ser bem útil nessa hora pois você precisará de um especialista pra acompanhar esse processo que pode demorar e sair mais caro e não satisfatório no final, mas claro se você tem o profissional dentro de casa ai é outro papo, mas indenpendente da escolha a solução tem que cumprir todos os objetivos de forma satisfatória.

Bom, se você pretende migrar algum servidor de Windows ou Unix para Linux, após saber o por que desta migração (necessidades e objetivos), temos que saber o que você tem ai:

Primeiro a questão do hardware, o hardware é adequado (CPU, memoria, disco,etc), está em bom estado, é confiável, precisa de upgrade ou de substituição por um novo?

Qual função ou papel você pretende migrar?
Eu irei tratar apenas de infra-estrutura de redes, uma pincelada em banco de dados e aplicações web ok?

Então temos algumas funções:

-Servidor de Arquivos (Samba)
-Servidor de Impressão (Cups + Samba)
-Servidor de Autenticação (Ldap)
-PDC e BDC (Samba)
-Servidor de Autenticação (Kerberos)
-Servidor Web e aplicação (Apache)
-Servidor de Terminais (LTSP)
-Servidor de Banco de dados (PostgreSql e MySql)
-CA raiz (certificado digital)
-Firewall
-Detecção de Intrusos

e mais algumas outras.

Não se esqueça de pensar na INTEROPERABILIDADE, adequando seu servidor Linux para ser acessado corretamente pelas suas máquinas clientes e servidores Windows. O Windows Server 2008 R2 tem ferramentas de interoperabilidade com o mundo unix/linux muito fáceis de usar.

OBS: Aqui tem um post que fala sobre um case de migração de Linux e software livre para plataforma Microsoft:

Demos de Interop da MS – Samba, AD e Windows 7

Para não estender muito vou voltar ao assunto em um próximo post de migração. Fiquem ligados!

See Ya!

Deixe um comentário