Interop: Windows Server e Linux (óleo e água?)

O que 2 mundos aparentemente tão distantes (técnicamente e muito mais filosoficamente) podem ter em comum ou em cooperação?
Muitos já sabem talvez alguns aqui não mas, até alguns anos falar em suporte no windows para linux, seria algo como dizer que o black sabbath vai fazer um show de abertura para o papa :p
Sim seria quase uma eresia, era uma guerra segundo algumas revistas e midias especializadas, além de claro os adeptos do software livre (inclui-se eu…rs).
Bom saindo da esfera “ideologia filosófica” e indo para o “pragmátismo técnico”, temos hoje um mundo bem eclético dentro das empresas, com servidores linux/samba servindo de base para desktops windows e servidores windows controlando acesso e gerenciando estações linux.
E diga-se de passagem que essa é a tendência, esse cross-plataform, não existe mais espaço para um mundo dominado por esse ou aquele sistema.
Pretendo apartir desse tópico trazer aos meus leitores soluções relacionadas a interoperabilidade entre Windows e Linux com foco em redes (leia-se servidores e estações de trabalho), mas também vou falar sobre emulação(ou não) de aplicativos.

Apartir do Windows Server 2008, Windows Vista e agora o Windows 7 e Windows 2008 R2 (7 server) o suporte a sistemas Unix/Linux é nativo, porém pra quem possui Windows Server 2003 ( o R2 já possui as funcionalidades principais) e Windows XP existe a bastante tempo o pack SFU (Services for Unix) que é o que foi integrado a esses sistemas mais novos, ah existe também o SUA (Subsystem for Unix), utilizado para rodar aplicativos e scripts escritos para Uinix/Linux e o IDMU (Identity Management for Unix), gerenciamento de logins via AD (Active Directory).
Vou postar mais informações e screenshots de como instalar e configurar esses serviços, sejam eles embutidos ou não nos próximos posts. Por hora vamos ver o que temos, para estações Unix/Linux existe o suporte aos seguintes serviços providos por Windows Server:

– Telnet Server e Client
– NFS Server e Client
– Gateway NFS
– Shell Korn e C
– Mais de 350(!) comandos usados em Unix/Linux
– NIS Server com integração ao AD

Segundo a MS as vantagens são:

– Sincronização de senha entre Windows e UNIX.
– Instalação usando o Microsoft Windows Installer.
– Administração de serviços para os componentes e serviços UNIX usando o MMC (Microsoft Management Console).
– Gerenciamento de componentes do SFU usando o WMI (Windows Management Instrumentation).

Aonde eu encontro esses componentes todos?
Nativamente no Server 2003-R2/2008/Vista(ultimate/enterprise) ou baixando o SFU em:

http://www.microsoft.com/Downloads/details.aspx?familyid=896C9688-601B-44F1-81A4-02878FF11778&displaylang=en

Façam o download e experimentem as ferramentas e recursos em suas máquinas de teste ou através de virtual machines

Voltarei ao assunto nos próximos posts, lembrando que tratarei também do lado Linux/Unix inter-operando com Windows(xp, vista, 7 e server)

PS: Muitos me perguntariam por que usar o SFU se Linux está disponivel grátis e livre… bem como vejo assunto sob o ponto de vista técnico e empresarial este é um recurso útil pra quem está em processos de migração ou quer melhorar a interoperabilidade de seus sistemas ou simplesmente para estudar e conhecer melhor os sistemas operacionais envolvidos, eu sou e sempre serei a favor do uso de software livre, mas acho que quem quer vender o seu produto tem o direito desde que respeite o usuario e o estudante no minimo.

Até o próximo post!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: